domingo, 28 de março de 2010

A Viagem


Há dias em que as horas são ásperas, amargas e os segundos demoram a passar... e simplesmente passam... não nos dão respostas claras... do que foi... do que é... do que será. E ficamos assim, com cara de poucos amigos, com sorrisos amarelos que nos proporcionam apatia, medo, morbidez. E então começamos a pensar se estamos enxergando a luz no fim do túnel. Mas que túnel? Ele existe mesmo? Ou será que esse é mais um clichê dessa sociedade que tanto nos cobra? Nos cobra que tenhamos relacionamentos estáveis, filhos saudáveis e vidas felizes. Mas o que é a felicidade? Você já se fez essa pergunta? Se não fez, se permita, mas deixe o seu coração responder e a partir desse feito seja bem vindo a uma viagem que só te oferece uma coisa: emoção. Saiba que nesse passeio os paradigmas e os preconceitos não são bons hóspedes, não insista, eles não serão uma boa companhia para você. Leve apenas o sabor das facilidades e dificuldades que o permeia, e através desses acompanhantes encontre uma bússola que está lá, a sua espera, aguardando ansiosamente pelo resgate, para que então você consiga seguir o curso da vida de uma maneira menos conflitante. Essa descoberta que encontrará não precisa de movimentos geográficos, mas apenas de um fechar de olhos. Aproveite as belas paisagens, repletas de cachoeiras e árvores frutíferas, descubra um mundo que é só seu e que só depende de você para germinar.

Lembre-se que o todo é composto por detalhes, que a felicidade não depende de regras... ela não é objetivo, mas trajeto.

3 comentários:

  1. "O que é a felicidade?"

    Boa pergunta. Vivemos intensamente em função dela (e de sua resposta).

    Infelizmente alguns passam a vida inteira sem descobrir, outros pelejam à duras penas até que um dia a percebem...

    Poucos, porém, entendem que felicidade é algo para ser vivido e não procurado!

    Muito bom o texto, Dra. Dani...

    Meus parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado como são as coisas da vida, sempre me desespero com situações as quais eu não sei nem por onde começar, nem por qual direção seguir. Ter que fechar os olhos e “viajar” Pensamentos incontroláveis na minha cabeça: 'pode ser que dê certo, pode até ser que não. Pra mim o tempo ta passando num picar de olhos. Se pisco, chego a fechar os olhos, daí vou aprendendo, vou moldando seus interesses, meus objetivos, meu planejamento, minha meta, meu foco. Aprendo também que tudo isso se torna tão exigente quanto seletivo. É! É muito bom isso. É impressionante quando aprendemos a controlar certas ações e escolhas e principalmente quando enxergamos isso. Pra mim sempre foi bom fazer na hora em que quiser e ter escolha do 'quero e não quero'. Só que antigamente, meus planos eram tão mais simples e fáceis de elaborar acho que chegava a planejar e agradecer tudo em 10 minutos, mas o tempo passa...a gente cresce. Cresce a alma, cresce o aprendizado, a energia aumenta, a maturidade evolui, os planos saem da imaginação, passam a ser além de papel e caneta, e queremos que tornem reais, quase concreto. Queremos a tal F-e-l-i-c-i-d-a-d-e. Ás vezes o tempo demora a passar... às vezes ele passa rápido demais. Se eu olhar uma criança de 8 anos, lembro exatamente de quando era uma, procurando um palito de sorvete premiado da Kibon. Mas desde criança meu pai me ensinou que nada na vida vem fácil. Eu lembro... nunca achei um palito premiado.É gostosa essa mudança, gosto do tempo avançando rápido, mesmo me assustando só em pensar que vou ter as mesmas rugas no rosto daquele senhor que eu sempre via quando era pequena, pois é, elas irão surgir e quero estar bem quando elas aparecerem.Tenho medo do tempo passar, medo de não ser o suficientemente jovem para respirar aquele ar de alívio: “deu tudo certo”
    Mas, enfim... é como sempre penso: 'pode ser que dê certo, pode até ser que não dê', o que importa é viver, fechar os olhos e aproveitar as belas paisagens, repletas de cachoeiras e árvores frutíferas, descubrindo um mundo que é só seu e que só depende de você para germinar.

    ResponderExcluir